By Eugenio Raúl Zaffaroni

Criminologia na hora da comunicação“Vivemos um momento de poder planetário que é a globalização, que sucede ao colonialismo e ao neocolonialismo. Cada momento, nes¬se contínuo do curso do poder planetário, foi marcado por uma revolu¬ção: a mercantil do século XIV, a commercial do século XVIII e, agora, a tecnológica do século XX, que se projeta para o século atual. Esta última revolução, a tecnológica, é fundamentalmente comunicacional. Se não compreendermos isso e nos deixarmos ficar em nossos guetos acadêmi¬cos, o serviço que prestarmos será muito pobre.”Assim Eugenio Raúl Zaffaroni assinala a finalidade deste livro, na abertura: levar amplamente para o público do Direito, e até para o público em geral, a comunicação das ideias básicas da criminologia mais avançada, mais moderna, mais democrática.Com tal propósito, ele publicou no jornal Página 12, da Argentina, uma série de 25 artigos semanais, cuja tradução toma aqui a forma de livro. Com profundidade de visão e leveza de estilo, e apoiado em belas e instigantes ilustrações de um dos mais talentosos cartunistas do país vizinho, Miguel Repiso – que se assina Rep –, ele expõe sob diversos ângulos a questão felony, que é hoje problema de primeira urgência em quase todos os países.Ele apresenta e debate com grande riqueza de argumentos, humor e sabedoria questões como a da segurança pública, das políticas repressivas voltadas contra os pobres, do poder punitivo, do papel dos meios de comunicação. E explica:“Há um mundo que as pessoas comuns não conhecem que se desenvolve nas universidades, nos institutos de pesquisa, nas associa¬ções internacionais regionais e mundiais, nos foros e nas pós-gradua¬ções, com uma literatura imensa, que alcança proporções siderais, de dimensão tamanha que ninguém pode dominar individualmente. É o mundo dos criminólogos e dos penalistas. As corporações [midiáticas] os ignoram e quando lhes cedem algum espaço, os técnicos se expressam em seu próprio dialeto, incompreensível para o resto dos humanos.“O desafio consiste em abrir esses conhecimentos, não para pon¬tificarmos a partir da ciência com a solução, nem para sermos os ilumi¬nados que, corrigindo o velho Platão, pretendemos nos colocar como um criminólogo-rei, mas sim para mostrarmos o que se pensa e o que se sabe até agora. E também para fazer a autocrítica do que dizemos, porque, certamente, tampouco temos uma história e uma genealogia feitas somente de prestígio, dado que, muitas vezes, nossos colegas le-gitimaram o ilegitimável até limites inacreditáveis.”Eugenio Raúl Zaffaroni é doutor em Direito, professor da Universidade de Buenos Aires, ministro da Suprema Corte da Argentina, escritor mundialmente consagrado de literatura criminológica.

Show description

Read or Download A questão Criminal (Portuguese Edition) PDF

Similar criminal law books

New PDF release: Securing Rights for Victims: A Process Evaluation of the

This ebook discusses how a few clinics have received major earnings on the appellate and federal courtroom degrees bearing on sufferer status, the rights to be consulted and heard, and the perfect to privateness. a few have received major victories in gaining status for sufferers and increasing the definition of specific rights.

Download PDF by Camila Cardoso de Mello Prando: O saber dos juristas e o controle penal: O debate

Compreendemos o saber dos juristas a partir de sua dimensão cultural, sem nos descuidarmos do contexto político e social que localizava as falas em seu pace e em seu horizonte explicativo. Encontramos, por sua vez, nos pontos firmes da discussão criminológica a respeito do controle penal, a referência interpretativa que foi sendo depurada no caminho entre o que devíamos dizer e o que efetivamente podíamos dizer  a partir da análise das fontes.

New PDF release: Green Criminology: An Introduction to the Study of

During the last ten years, the research of environmental damage and ‘crimes opposed to nature’ has turn into an more and more well known zone of analysis among criminologists. This e-book represents the 1st overseas, entire and introductory textual content for eco-friendly criminology, providing a concise exposition of conception and ideas and offering vast geographical assurance, variety and intensity to the various concerns touching on environmental damage and crime.

New PDF release: Transformative Justice: Israeli Identity on Trial (Law,

Can Israel be either Jewish and democratic? Transformative Justice, Leora Bilsky's landmark research of Israeli political trials, poses this deceptively basic query. The 4 trials that she analyzes concentrate on id, the character of pluralism, human rights, and the rule of thumb of law-issues whose value extends some distance past Israel's borders.

Extra resources for A questão Criminal (Portuguese Edition)

Example text

Download PDF sample

A questão Criminal (Portuguese Edition) by Eugenio Raúl Zaffaroni


by Kevin
4.3

Download e-book for iPad: A questão Criminal (Portuguese Edition) by Eugenio Raúl Zaffaroni
Rated 4.79 of 5 – based on 23 votes